O QUE É CPA
O que é Comissão Própria de Avaliação – CPA?

A Comissão Própria de Avaliação – CPA é constituída no âmbito da Faculdade Nossa Cidade – FNC, e tem por atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP/MEC.

A CPA fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior por meio do processo de Avaliação Institucional como instrumento norteador das ações e transformações necessárias ao pleno desenvolvimento da Instituição, conforme preceitua a Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

A CPA atua com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na Faculdade Nossa Cidade – FNC. Sua forma de composição, duração do mandato de seus membros, dinâmica de funcionamento e especificação de atribuições são objeto de regulamentação própria, observando-se as seguintes diretrizes:

I - necessária participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica (docente, discente e pessoal técnico-administrativo) e de representantes da sociedade civil organizada;

II - ampla divulgação de sua composição e de todas as suas atividades.

O que a CPA faz?

A avaliação interna, também denominada de autoavaliação ou avaliação institucional, tem a função diagnóstica dos processos da Instituição. Esse procedimento permite identificar se as práticas estão alcançando os objetivos propostos, bem como permite a correção de omissões e/ou equívocos que podem estar acontecendo, para que se possa evitá-los no futuro.

Através da avaliação institucional a Faculdade Nossa Cidade – FNC aprecia, questiona, analisa, acompanha o seu próprio trabalho, além de ter condições para definir prioridades de desenvolvimento numa perspectiva qualitativa educacional, científica e social.

Os resultados das avaliações são discutidos e apresentados para a comunidade interna e externa. A partir disso, a CPA elabora um plano de ação que seja eficaz na correção das fragilidades destacadas no processo avaliativo, e sugere à Direção Geral da FNC a implementação das ações necessárias a fim de garantir a melhoria constante da qualidade dos serviços prestados. Finalmente, a CPA elabora relatório descritivo das ações e resultados da Avaliação Institucional naquele período e o encaminha ao INEP/MEC.

Quem participa da CPA?

A Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Nossa Cidade – FNC é composta por representantes de todos os segmentos de sua comunidade interna e externa, como segue:

 

Nome Segmento que representa
Valdir Luiz Lopes Coordenador da CPA
Esther Cosso Corpo Docente
Juvenal Francisco de Souza Corpo Docente
Pedro Paulo Bogossian Corpo Docente
Luciana Silva Santos Corpo Técnico-Administrativo
Rose Elesban Corpo Técnico-Administrativo
Liliana Miguel Teixeira Corpo Técnico-Administrativo
Francisco Armando Corpo Discente – 5º. Semestre ADM Manhã
Luana Cristina Coutinho Corpo Discente – 3º. Semestre ADM  Noite
Jadilson Pereira Corpo Discente – 1º. Semestre ENF Noite
André de Melo Sociedade Civil – Serviços
Elizabeth Fátima de Oliveira Timóteo Sociedade Civil – Entidade Social
Israel Lopes dos Santos Sociedade Civil – Comércio

Dimensões avaliadas pela CPA

A realização do projeto de Autoavaliação da Faculdade Nossa Cidade - FNC inclui um roteiro constituído a partir das 10 dimensões constantes no art. 3º da Lei nº 10.861 do SINAES:

• Missão e planos de desenvolvimento institucional;
• Políticas para ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação;
• Responsabilidade social da instituição;
• Comunicação com a sociedade;
• Políticas de pessoal (docentes e técnico-administrativos) e carreiras;
• Organização e gestão;
• Infraestrutura física (de ensino, de pesquisa, biblioteca, etc);
• Planejamento e avaliação (autoavaliação);
• Políticas de atendimento aos estudantes, incluindo egressos;
• Sustentabilidade financeira.

ORGANIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO POR EIXOS DE ACORDO COM O INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA DO MEC DE AGOSTO DE 2014

Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 (Planejamento e Avaliação) do Sinaes. Inclui também um Relato Institucional que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo) em relação ao PDI, incluindo os relatórios elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do período que constituiu o objeto de avaliação.

Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do Sinaes.

Eixo 3 – Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes) do Sinaes.

Eixo 4 – Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira) do Sinaes.

Eixo 5 – Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física) do Sinaes.




COMPARTILHE
©2017 Estácio FNC | Av. Francisco Pignatari, 630 - Carapicuíba/SP - CEP 06310-390 - Veja o mapa | fnc@faculdadefnc.com.br | Tel: 11 4185-8410