Programa de Iniciação Científica da FNC
EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO ÀS VAGAS REMANESCENTES DO
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2014

O Diretor Geral da Faculdade Nossa Cidade, mantida pelo Centro Educacional Nossa Cidade Ltda., com limite territorial na cidade de Carapicuíba em São Paulo, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional da FNC, o Regulamento do Programa de Iniciação Científica e a Resolução do Conselho Superior Acadêmico da FNC de 29/08/2012, torna público que realizará Processo Seletivo de candidatos para o ingresso no Programa de Iniciação Científica – PIC/2014, de acordo com as seguintes normas e critérios adiante especificados.
1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
A Faculdade Nossa Cidade, credenciada pela Portaria MEC no. 491 de 11 de fevereiro de 2006 e publicada no Diário Oficial da União em 13 de fevereiro de 2006, realizará o Processo Seletivo de ingresso ao Programa de Iniciação Científica – PIC para o preenchimento de vagas remanescentes nas linhas de pesquisa interdisciplinares:   
               
LINHAS DE PESQUISA INTERDISCIPLINARES NÚMERO DE VAGAS

 
 LINHAS DE PESQUISA INTERDISCIPLINARES  NÚMERO DE VAGAS
 Construção Sustentável e de Baixo Custo  08
 Cultura, Linguagens, Mídia e Representações Sociais  09
 Educação em Saúde  07
 Gestão de Empresas e Serviços  08
 Responsabilidade Socioambiental  09
 Saúde Coletiva e Desenvolvimento Humano  09


2. DAS INSCRIÇÕES
2.1 As inscrições do Processo Seletivo ao PIC – Programa de Iniciação Científica para as vagas remanescentes serão realizadas no período de 12 a 28 de fevereiro, de 2ª. a 6ª. feira, no horário das 7h00 às 22h00; e, aos sábados das 8h00 às 16h00, na Secretaria Acadêmica localizada no primeiro andar.
2.2 A inscrição é gratuita e podem se inscrever alunos regularmente matriculados em um dos 20 (vinte) cursos de Graduação (Bacharelado, Licenciatura e Superior Tecnológico).
Parágrafo único. Não poderão participar do PIC alunos que estejam cursando o  último semestre do seu curso no ano letivo de 2014.
2.3 Para realizar a inscrição, o candidato deverá apresentar sua condição de participante por meio do preenchimento da ficha de inscrição na Secretaria Acadêmica no primeiro andar.
2.4. Para solicitar sua inscrição, o candidato deverá:
a) Ler com atenção o Edital do Processo Seletivo do Programa de Iniciação Científica;
b) Preencher corretamente a Ficha de Inscrição na Secretaria Acadêmica.
2.4.1 A inscrição neste Processo Seletivo é pessoal e intransferível.
3. DAS FASES DAS PROVAS DO PROCESSO SELETIVO
3.1 A seleção dos candidatos ao Programa de Iniciação Científica – PIC 2014 da FNC será feita em duas fases distintas e complementares de seleção.
§ 1º Na primeira fase, de caráter eliminatório, a seleção será feita com base em uma avaliação composta por vinte (20) questões objetivas, de múltipla escolha, referentes aos Conhecimentos Gerais e Atualidades, dez (10) questões objetivas, de múltipla escolha, referentes à Compreensão de Leitura, e uma (01) Redação Dissertativa cujo tema versará sobre o curso de graduação do candidato.
§ 2º Na segunda fase, de caráter classificatório, a seleção será feita com base em uma entrevista do candidato por uma Banca Examinadora composta por dois (2) professores pertencentes à Linha de Pesquisa Interdisciplinar.
4. DA DATA DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS E DOS RESULTADOS
4.1 As provas da primeira fase serão realizadas no dia 08 de março, sábado, com início às 10h00 e término às 13h00.
4.2 A lista dos candidatos classificados para a segunda fase será publicada na Secretaria Acadêmica no dia 12 de março.
4.3 Os candidatos classificados para a segunda fase do Processo Seletivo ao Programa de Iniciação Científica – PIC 2014 FNC, serão convocados para a entrevista, conforme calendário a ser publicado no dia 12 de março.
5. DA PONTUAÇÃO DAS PROVAS E DA CLASSIFICAÇÃO
5.1 Na primeira fase, a pontuação das questões seguirá o seguinte peso:
I – Vinte (20) questões objetivas de Conhecimentos Gerais e Atualidades, cada uma valendo um (1,0) ponto, totalizando vinte (20) pontos;
II – Dez (10) questões objetivas de Compreensão de Leitura, cada uma valendo um (1,0) ponto, totalizando dez (10) pontos;
III – Uma (1) Redação Dissertativa, valendo setenta (70) pontos.
5.2 Será considerado classificado no Processo Seletivo ao Programa de Iniciação Científica – PIC 2014, o candidato que obtiver, no mínimo, 60% de acertos nas questões objetivas, ou dezoito (18) pontos; e 60%, no mínimo, na questão de redação, ou quarenta e dois (42) pontos.
5.2.1 O candidato que atingir, no total, o número menor ou igual a cinquenta e nove (59) pontos será considerado desclassificado do Processo Seletivo ao Programa de Iniciação Científica – PIC 2014.
5.3 A Comissão do Processo Seletivo do Programa de Iniciação Científica – PIC divulgará a lista dos candidatos classificados nos murais e no site da Faculdade Nossa Cidade, em ordem decrescente de pontuação e por curso até o limite de vagas ofertadas.
5.3.1 O Processo Seletivo ao Programa de Iniciação Científica – PIC 2014 estará automaticamente encerrado a partir do momento em que as vagas ofertadas estiverem preenchidas.
5.4 O Conteúdo Programático das Disciplinas objeto deste processo seletivo do Programa de Iniciação Científica – PIC  2014 FNC, versará sobre:
I – Conhecimentos Gerais e Atualidades: comportamento social, cultura, ecologia e meio ambiente, educação, esportes, globalização, política nacional e internacional, saúde, tecnologia.
II – Compreensão de Leitura: estratégias de leitura para a compreensão e análise de textos diversos; localização temática; reconhecimento de aspectos organizacionais do texto; elementos de coesão e coerência textual; concordância nominal e verbal; abordagem de valor semântico dos conectivos coordenativos e subordinativos.
III – Redação: dissertação argumentativa ou expositiva, estrutura do texto dissertativo, relações lógicas e de sentido. A redação versará sobre tema relacionado com a realidade do curso de graduação do candidato e sobre experiências pessoais do candidato. O tema poderá ser sugerido com base em proposições de caráter geral sobre assuntos atuais e relevantes.
6 DA CLASSIFICAÇÃO
6.1 O candidato classificado no Programa de Iniciação Científica – PIC 2014 deverá cumprir 4 (quatro) horas semanais de estudos, sendo 2 (duas) horas com um Professor Orientador na FNC, em horário de Pré-aula (ou Pós-aula para candidatos do período matutino) e 2 (duas) horas de estudos independentes realizados na Biblioteca da FNC ou fora  da IES.   
6.2 O candidato classificado no Programa de Iniciação Científica – PIC 2014 receberá uma (01) Bolsa de Iniciação Científica, no percentual de 30% (trinta por cento) na semestralidade, enquanto se mantiver vinculado ao Programa.
6.3 O(a) aluno(a) classificado(a) participará do PIC FNC 2014 por dois períodos letivos sequenciais, correspondentes a: março a junho e agosto a dezembro de 2014. 
Parágrafo 1: As atividades do PIC FNC 2014 serão encerradas em dezembro de 2014.
Parágrafo 2: Dado a dinâmica que a pesquisa exige, os participantes do PIC desenvolvem atividades durante o mês de julho.
7. DURAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA
7.1. Cada Linha de Pesquisa Interdisciplinar (conforme apresentado no item 1 deste edital) tem a duração de dois (02) períodos letivos.

 
NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO

COMPARTILHE
©2017 Estácio FNC | Av. Francisco Pignatari, 630 - Carapicuíba/SP - CEP 06310-390 - Veja o mapa | fnc@faculdadefnc.com.br | Tel: 11 4185-8410